PDF Print E-mail

PALESTRANTES

Profa. Dra. Martine Segalen- Paris X- Nanterre

Antropóloga, professora na Universidade de Paris X-Nanterre, França e diretora do seu Departamento de Sociologia. Foi diretora de pesquisa no CNRS, vinculada ao "Centre d'Ethnologie Française et Musée des Arts et Traditions Populaires", que dirigiu durante vários anos. Seus livros e artigos sobre parentesco e família têm sido presença constante nas disciplinas de Antropologia de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras.

Prof. Dr. Yves Girault- Musém national d’Histoire Naturelle- Paris

Professor  do curso de mestrado e doutorado do Museu Nacional d'Histoire Naturelle, "património local" MNHN .  Suas pesquisas estão direcionadas para os seguintes temas: o desenvolvimento dos museus na sociedade, principais museus de ciência e tecnologia para atender no prazo as exposições temporárias, as questões científicas socialmente vibrante e por vezes se posicionar como uma interface entre a esfera científica e da sociedade . Nous nous intéressons plus spécifiquement à l'étude de l'évolution des discours scientifiques concernant les rapports Hommes, natures /sociétés dans le champ particulier du musée (analyse des enjeux socio-politiques, des représentations identitaires des acteurs, du mode d'énonciation et des modes de représentations muséographiques). Nós nos concentramos especificamente sobre o estudo da evolução do discurso científico sobre as relações de gênero, a natureza e a sociedade no domínio específico do museu (análise de representações de identidades sócio-político dos atores, o modo de enunciação e modos de representação do museu). Cette analyse du discours scientifique a comme finalité de comprendre le rôle du média exposition dans les relations entre sciences cultures et sociétés. Esta análise do discurso científico tem como objetivo compreender o papel da exposição na mídia, nas relações entre as culturas científica e das sociedades.

Profa. Dra. Jane M. Wilburne - Penn State Harrisburg University

Professora associada na Penn State Harrisburg University. Responsável por cursos de mestrado e doutorado na Penn State Harrisburg Universit, cursos de Educação. Trabalha com Educação Matemática, a difusão da matemática por meio de histórias infanto-juvenis, museus. Livro recente lançado Cowboys Conde, a Medida Monkeys e Princesas. Resolver Problemas Building Early Math Skills Through Storybooks Construir habilidades iniciais de matemática por meio de histórias.

Profa. Rosemary Portugal Gonçalves de Souza - Universidade do Estado de Minas Gerais

Especialista em Cinema IEC - PUC/Minas. Graduada em Design Gráfico e Licenciada em Artes Plásticas pela Escola de Design da UEMG. Atualmente, coordena o Centro de Estudos em Design da Imagem da ED/UEMG e leciona as disciplinas Materiais e Processos de Produção I, II, e III pelo curso de Artes Visuais. É orientadora de projetos de graduação em design gráfico e projetos de extensão, tais como, a mostra de imagens em movimento, doc minas raízes e animação do projeto comunidades criativa

 

Profa. Dra. Annette Viel - Canadá

Museóloga, consultora internacional, desenvolveu uma abordagem original de valorização dos lugares, sobretudo, incorporando o conceito de respeitar o "espírito do lugar". Nos últimos anos tem sido professora associada no Museu Nacional de História Natural de Paris. De 1999 a 2002, ela se juntou ao corpo docente da Universidade de Borgonha, como professora de museologia e patrimônio. Durante esta estada na Europa, colaborou em vários projetos criativos em museologia e património em diferentes países e continentes. Ela trabalhou por mais de 25 anos, com parques Canadenses para o desenvolvimento de diferentes lugares como, por exemplo, Forillon, Parque Marinho Saguenay_St Lawrence, o canal de Lachine, a Biosfera ou locais canadenses. Especialista na questão de "espírito do lugar", ela tem publicado vários artigos que refletem a necessidade de trabalhar para lugares abertos voltados para o futuro, lugares incentivando o público a experimentar uma sensação. Participou ativamente do ICOM (International Council of Museums), foi Presidente do Comité Nacional do Canadá. Em 2008 recebeu o  prêmio internacional  pela Associação Canadense de Museus (CMA) e ICOM Canadá.


Martine Manfre Itzinger- Conférencier national de France

Conferencista nacional em História da Arte (Concurso público França). Pós-graduada em História da Arte. Desenvolve diversos trabalhos, visitas guiadas no Museu do Louvre, Centre Pompidou, museu do Quai-Branjy dentre outros. Contratada pela prefeitura de Paris desenvolveu cursos- ateliês sobre Paris- patrimônio arquitetônico. Especialista da arte pictórica italiana.

Profa. Dra. Ester Fabíola Bueno Sánchez- Instituto Superior Pedagógico “Henrique José Varona”/ Habana-Cuba

Professora do Departamento de Ciências Naturais do Instituto Superior Pedagógico Henrique José Varona. Formação em Geografia com pesquisas na área climática, demografia, questões ambientais e patrimônio material.

Profa. Dra. Ângela Maria Grando Bezerra- Universidade Federal do Espírito Santo / UFES

Doutora e Mestra em História da Arte pela Universidade de Paris I – Sorbonne. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes do Centro de Artes /UFES. Pesquisadora e Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Membro da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes; Membro da ABCA e da AICA – Association Internacionale des Critiques d’Art; Membro do CBHA – Comitê Brasileiro de História da Arte; Coordenadora do grupo de estudos em processos de criação /CNPq.

Profa. Dra. Virgínia Kastrup- Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e pós-doutorado no CNRS, Paris (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publica e dá pareceres nas revistas Psicologia e Sociedade, Revista do Departamento de Psicologia (UFF), Psicologia Ciência e Profissão , Psicologia em Estudo, Arquivos Brasileiros de Psicologia e Psicologia. Reflexão e Crítica, dentre outras. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, invenção, produção da subjetividade, aprendizagem, atenção, arte e deficiência visual.


Prof. Dr. Gustavo Penna- (Escola de Arquitetura / EA-UFMG)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973) . Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais, Diretor do Gustavo Penna Arquiteto e Associados, da Escola Guignard, Membro do Conselho Consultivo do Associação Brasileira de Proteção Ao Abuso e Negligência na Infância, Membro da Câmara de Cultura do Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais, Membro da Associação do Associação dos Amigos do Museu Mineiro, Membro da Diretoria do Instituto Henfil, Membro do Conselho Consultivo Estadual do Instituto de Arquitetos do Brasil Minas Gerais e Membro da Diretoria do Instituto Horizontes. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo , com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo.


Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda (Coord. da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Túristico de MG)

Dra. Zani Cajueiro (Procuradora - Ministério Público)

Representante da prefeitura de Congonhas

Prof. Dr. Francisco Vidal (Faculdade de Ciências Econômicas / FACE- UFMG)

Pós-Doutorado em Gestão de Biotecnologia e Inovação (Harvard University, Boston, USA, 2001/2002)
Doutorado em Ciências das Organizações e Competitividade  (Aston University, Birmingham, UK, 1996)
Mestrado em Administração (FACE/ UFMG, 1984)
Especialização em Finanças (Fundação João Pinheiro, 1980)
Administração (FACE/ UFMG, 1983)
Engenharia Mecânica (Universidade Federal Fluminense, 1977)

Profa. Dra. Deolinda França de Vilhena (Universidade Federal da Bahia / UFBA)

Deolinda Catarina FRANÇA DE VILHENA é jornalista e produtora teatral, graduada em jornalismo pela Faculdade da Cidade (Rio de Janeiro -1983); Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2001); Mestre em Arts du spectacle (DEA) pelo Institut d’Études théâtrales da Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III (2002); Doutora em Études théâtrales pelo Institut d’Études théâtrales da Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III (2007), pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com estágio pós-doutoral na Université Paris Ouest Nanterre La Défense – Paris X. Em novembro de 2010 participou do programa Courants du Monde, a convite do Ministério da Cultura da França, quando realizou um estágio sobre Economia e financiamento da Cultura na Université de Paris-Dauphine. Depois de atuar entre 2008 e 2011 como professora conferencista do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP prestou concurso para lecionar Produção e administração teatral na Escola de Teatro da Universidade federal da Bahia onde atualmente é Professora adjunta. Possui experiência na área de Prática teatral, com ênfase em Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: produção teatral, administração teatral, gestão, modos de produção, políticas culturais públicas francesas e brasileiras, trupes, teatro de grupo, Théâtre du Soleil.

Dra. Roseni Sena – Diretora de Inclusão e Cidadania - Inhotim (MG)

Formou-se em enfermagem em 1976, na Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou seus estudos de  especialização em Saúde Pública e de mestrado em Epidemiologia.Terminou o doutorado na Universidade de São Paulo, em 1996. Durante os estudos de doutorado foi Scholarship na California State University, em um Centro de educação a distância, em 1995. É docente da  Escola de Enfermagem da UFMG desde 1977, da qual foi diretora, no período de 1998/2002.
Ocupou o cargo de Coordenadora de Educação Profissional do Ministério da Saúde, em 2003 e 2004.
Ocupa desde outubro de 2007 a Diretoria Social do Instituto Cultural Inhotim – Belo Horizonte, em Minas Gerais. Consultora da Fundação Kellogg no Brasil e América Latina, há cerca de 20 anos. Nesse período, participou de várias iniciativas, incluindo projetos de integração docente-assistencial, projetos de desenvolvimento comunitário, rural e urbano e do Projeto de Inovação na Preparação de Profissionais na Área da Saúde - UNI.
Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre Ensino e Prática de Enfermagem - NUPEPE, como pesquisadora do CNPq, desde 1998. Publicou livros, capítulos de livros, artigos e apresentação de trabalhos em circuito regional, nacional e internacional. Orientou vários trabalhos DE dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Diretora de Inclusão e Cidadania desde 2007.

Profa. Dra. Virgínia Schall (Fiocruz-MG/ René Rachou)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D | Orientador de Doutorado
Doutorado em Educação pela Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil(1996)
PESQUISADOR TITULAR da Fundação Oswaldo Cruz , Brasil

 

Patrocinadores e Apoio